sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PROJETO CONTOS DE FADA

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

UNIDADE 3_PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS.


Cursistas: Gercina Francisco Guimarães, Maria Albertina Francisco Guimarães.


Tutor: Edemar

PLANO DE AULA

Colégio: Ademar Vicente Ferreira Sobrinho
Turma: 5º ano Ensino Fundamental
Conteúdo: Contos de fadas
Componente Curricular:Língua portuguesa
Professora: Gercina Francisco Guimarães

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL
DIGITAL.
TEMA: CONTOS DE FADA
OBEJETIVOS
- Trabalhar a oralidade através da apresentação de contos de fadas lidos pelos alunos.
- Despertar o senso crítico através da realização de uma pesquisa utilizando as mídias digitais como: internet.
- Utilizar o editor de texto Word.
- Empregar corretamente recursos digitais.
- Efetuar correção ortográfica e gramatical.
- Resumir texto e montar apresentação em power point.
- Realizar pesquisa na internet sobre contos de fada.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno conheça algumas histórias do gênero contos de fadas e suas características.
Estratégias e recursos da aula
1. Sentados em círculo, o professor realizará uma conversa orientada sobre os contos de fadas conhecidos pelos alunos e suas características. Citar alguns e pedir que os contem oralmente.
2. Registrar, no quadro, o nome dos contos de fadas citados pelos alunos.
3. Em duplas, pedir que os alunos escolham um conto de fadas conhecido de que mais gostem e façam a reescrita do mesmo, num rascunho.
4. Antes de entregar a produção ao professor, para ser corrigida, pedir que observem se o texto:
a) possui título;
b) possui divisão de parágrafos;
c) as falas possuem parágrafo e travessão;
d) a história possui início, meio e fim.
5. O professor fará a correção e entregará para ser passado a limpo.
6. Após a correção, a reescrita e a ilustração do conto produzido, este será exposto, no mural da sala, em cartazes.
7. Cada dupla fará um desenho da parte da história de que mais achou interessante em sua reescrita e explicará o motivo da escolha.
8. Após a confecção dos cartazes, as duplas deverão apresentar o resultado do seu trabalho, justificando. as suas escolhas.
9. Orientar os alunos para pesquisa sobre contos,utilizando a internet na sala de informática.
10.Levar os alunos para assistir na sala de vídeo contos baixados da TV escola como: A PRINCESA E A ERVILHA, A ROUPA DO IMPERADOR. ETC.
11.Resumir o conto selecionado pala dupla com auxílio do computador para apresentação em Power point.
Recursos Complementares
Computador
• Internet
• Recursos de áudio e recursos digitais ((som, data show, vídeos, áudios, animações) que podem ser encontrados em alguns sites):
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.youtube.com/results?search_query=contos+de+fada+ciderela&aq=f
http://www.portacurtas.com.br/index.asp
Avaliação
Ao final das atividades o professor irá avaliar se os alunos: um. Trabalharam a oralidade através dos contos de fadas produzidos; dois. Confeccionaram cartazes, em grupos, sobre momentos interessantes nos contos de fadas; três. Despertaram o senso crítico através da realização da pesquisa na internet; quatro.Desenvolve oralidade expressividade na dramatização dos contos de fadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário