quarta-feira, 21 de abril de 2010

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ

Nas práticas pedagógicas. As novas tecnologias têm um grande potencial para fazer grandes mudanças à educação. Infelizmente nem todos estão abertos para o aperfeiçoamento do “ensinar”. Os tempos evoluem celeremente e a escola continua “ensinando” basicamente com o quadro e o giz.
Somente nos últimos tempos isso está mudando um pouco. A tecnologia, muito lentamente, está conquistando seu espaço no ambiente escolar. A resistência por parte de alguns professores e até dos próprios pais de alunos priva os educando dos inúmeros benefícios proporcionados pela tecnologia. Os pais por medo de que os filhos não aprendam os conteúdos tradicionais do currículo e os professores por comodidade e até receio de inovar travam o processo evolutivo educacional. No entanto eles têm certa razão para agir assim, pois a sociedade ainda está presa a antigos conceitos curriculares e os cobra em entrevistas de emprego,vestibulares concursos,etc.
É urgente que toda a sociedade sofra um processo de transformação ao repassar e cobrar o saber. Isso certamente facilitará a queda dos obstáculos que dificultam a inclusão das tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
Espera-se que esses tabus sejam derrubados e que todos os educadores tornem-se professores e aprendizes, crescendo juntamente com seus alunos.
Eu, particularmente, tenho muita dificuldade para usar o computador. Mas uso freqüentemente filmes e músicas para “ensinar”. Ensinar está entre aspas porque ao mesmo tempo em que repasso o conhecimento aos alunos também
aprendo. E isso me permite dizer com orgulho que sou mais que professora.
Sou uma professora aprendiz em busca de conhecimento utilizando as tecnologias como meio de construir um novo conhecimento para melhorar minhas práticas pedagógicas.



Gercina Francisco Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário