terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao currículo

O conceito de currículo ainda é muito discutido entre os educadores, porém muitos autores já conseguem defini-lo como não sendo algo neutro e nem isolado, e que deve ser visto de maneira multirreferencial. Devemos enxergá-lo de vários ângulos na organização do trabalho pedagógico, pois o currículo, nessa pesperctiva, é multifacetado.
O design educacional do currículo que se desenvolve com a mediatização das tecnologias abarca as dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas.
e afetivas e considera a importância de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
Mas especificamente, o design educacional, consiste de uma ação pedagógica com uma intencionalidade clara de desenvolver um currículo a partir do esboço de um plano de trabalho que se delineia a priori e assume contornos específicos na ação conforme são identificados os conhecimentos, competências e habilidades dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário